Hérnia de disco - A cirurgia

Bom vou relatar, como tudo aconteceu.
Chegamos às 10:00 no dia 10 no Barra D'or e ficamos esperando. Deu 11:30 e nada de chamarem. Fui na recepção de internação e eles disseram q estavam aguardando a higienização do quarto 104. Mas retruquei que nesse primeiro dia não teria quarto, somente o day hospital e que depois da cirurgia eu iria pro Pós-Operatório (CTI...). Dai elas se tocaram e liberaram o DH 02. Vi os precinhos dos parafusos (cada um custa R$5900, mais isso e aquilo deve ter dado uns 50 contos só de material mesmo. Vê se eu ia ter $$ pra pagar isso??). Fomos pra lá e lá troquei de roupa e fiquei com aquele roupão lindo da bunda de fora. Estavam comigo: Cleber, minha mãe, minha tia Fri e sua filha Sofia. Minha mãe só falava besteira, q eu não deveria fazer, que isso que aquilo, só agorando. (acho q por isso deu errado na primeira vez).
O Dr Rafael chegou (anestesista) e conversamos. Ele quem fez o bloqueio em julho passado. Daí ele mandou me darem 1/2 dormonid pra eu apagar, mas quem disse? Cheguei na merda do centro cirúrgico acordadona, vendo tudo. Pavoroso!!! Daí que eles me colocaram de lado com uma máscara de óxigênio que eu apaguei.
Acordei no CC com o Dr Flávio (o neuro) me chamando. Me lembro de ter entrado no CC as 14:22 e chegado no pós-operatório às 18:50. Fiquei de sonda e dreno nas costas. Daí à noite eles me deram 2 pacotes maria de viagem (Vem uns 5) e geleia e um chá. Pra eu que me virasse. Ninguem me ajudou não. O ruim é que eu tinha 2 acessos para soro e medicação, um em cada mão. Eu fico apavorada com isso e mal mexo a mão... então comer foi fogo.
Dormi. às 02:00 acordei com algué gritando... o cara do lado estava tendo convulsão (eu não vi, só ouvi, pois são saletas individualizadas) e acho q até traqueostomizaram o cara... O cara do outro box estava infartando. Foi fod...
às 9:00 Dr Flávio chegou e fiquei aliviada pq ele me deu alta daquele lugar. Acordei com a perna direita dormente e dando choque... Ele liberou minha mãe e o Cleber entratem pra me ver e depois eles saíram. Um cara veio coletar sangue (4 tubos) e me furou toda. Horrível. Comecei a gritar... daí ele acabou. Um tempo depois ele voltou dizendo q dois coagularam e tinha q tirar de novo, eu não deixei, e gritei, reclamei. Depois de um tempo, veio uma moça com um cateter e conseguiu coletar o sangue. Fiz 2 raios-x de tórax enquanto estive no pós.
Mas deu a hora de visita, 14:00 e atrasaram a entrada do Cleber e da minha mãe, pois estava fazendo um procedimento, que era fazer outro acesso, pq perderam os 2 das minhas mãos... eu gritava e pedi medicação via oral! Poxa, tem remédio via oral. Eles ligaram pro médico e ele autorizou. A visita foi às 14:20. E eu estava angustiada querendo sair dali pois já tinha alta e o Dr Flávio já tinha pedido uma tomografia para ver se estava tudo certo desde às 9 e era 14:30 e nada acontecia!!
Cleber reclamou muito na recepção e rapidinho arrumaram um quarto pra mim (201). Fui pro quarto. Fiquei um tempo e depois fui pra tomografia. Eu sentia dores horríveis na perna direita...
Depois da tomografia, Cleber ligou pro Dr Flávio e ele veio... com a notícia mais desastrosa da minha vida: Um dos parafusos havia escapulido (ele estava com medo de ter quebrado o osso) e estava em contato direto com meu nervo por isso as ondas de choque. Ele me mandou ficar quieta (já era pra eu estar tentando andar...) e que teriam q refazer a cirurgia no sábado dia 12 ás 13:00 somente pq a fornecedora só entregaria novo parafuso ás 9:30...
Eu gritava e chorava de desespero. Nâo queria ir pro pós-operatório de novo, não queria atrapalhar o Cleber, queria q ele fosse embora, gritava que queria morrer... Eu gritava e chorava... O Cleber saia de perto e eu gritava mais ainda... Pra vcs terem noção me deram 4 comprimidos de Rivotril (calmante) e eu só apaguei 40 minutos depois. Mas só durou 1 hora, e lá vieram mais 4 comprimidos... Nem assim eu me acalmava...
Fui pro Centro Cirurgico com 2 dormonids dessa vez e não me lembro de nada.
No domingo acordei e estava apavorada. Minha perna esquerda parou com os choques, mas a dormência continua.
Parece que minha vértebra não é anatomicamente similar, de um lado o parafuso encaixou perfeitamente, do outro ele não tinha pega e escapulia... Daí que agora estou com 2 parafusos apenas de um lado. Ele disse que não tem problema (eu espero!) e que o parafuso é para manter espaço, e não sustentar minha coluna. Ele me mostrou o tamanho da hérnia, era enorme! Do tamanho de uma falange de polegar.
Tirou o dreno no domingo e me mandou andar. Eu estava temerosa demais, mas uma enfermeira lá (Débora) foi um anjo e me apoiou muito... Até banho de gato na cama eu tomei... Eles tiraram a sonda e fui obrigada a me levantar pra ir no banheiro, pq usar a cumadre seria penoso demais. Então pedi a cadeira higiênica e lá fui eu... Banheiro apertado demais e a enfermeira se desdobrava, tadinha.
Depois eu quis ir novamente ao banheiro e era troca de turno e mandaram aguardar... pedi ajuda ao Cleber e fui... Tudo certo.
Na segunda de manhã, o Dr Flávio chegou me levantou e mandou fazer exercícios em casa!
Viemos embora e foi flórida sentar no carro e chegar em casa. Minha mãe estava aqui.
Deitei na cama e fiquei assim boa parte da segunda. EU só me levantava pra ir ao banheiro e para comer. O cheiro me enjoava e eu estava tonta demais. Cheguei em casa, e a Jade sorriu, mas como eu estava mais pra lá do que pra cá nem pude falar com ela direito...
Na terça, a cabeça ainda rodava mas eu levantava e deitava. A perna continuava dormente.
Hoje, quarta, a perna continua dormente. Mas já consigo me sentar melhor (mas fica escapando um líquido da cicatriz - gordura) e meleca tudo...). Estou me alimentando melhor, mas nada de ir ao banheiro. Estou desde quinta.... Já usei glicerina da Jade, MiniLax e nada! Activia... kkkkkkkkk Minha barriga tá de 5 meses!!
Eu sei q agora terei q emagrecer, e Dr Flávio vai ficar no meu pé!
Hoje a Jade está mais receptiva comigo. ela ficou sentida. Eu sei. E choro por isso. Mas como já sai do quarto hj o dia inteiro, troquei até sua fralda, ela já sorri pra mim!! Tudo vai voltar ao normal, eu sei disso!

Sobre o Barra D'or eu só tenho a falar mal da infraestrutura. Tinha mosca e formiga no meu "cantinho" de pós-operatório! E fui toda mordida! PQP! A demora em liberar o quarto, sabendo que eu teria alta no dia seguinte me sacrificou demais. E a demora na tomografia fez com que a cirurgia atrasasse um dia! Um absurdo! Outra coisa que achei pavorosa, foi o fato de os pacientes que estão no Day Hospital passam pela recepção na maca para ir pro centro cirúrgico e voltam pelo mesmo caminho. Passando pela porta da recepção, recebendo toda a poeira da rua. Fora o fato de que os elevadores que os pacientes recém-operados usam é o MESMO que é usado por todos!!! Fora o degrau que tinha nele. Como pode a ANVISA deixar um hospital operar nessas condições????? Trash total! O que salva foi a equipe de enfermagem. Só!

4 comentários

  1. rezei por vc. mandei bons pensamentos!!! a saúde tá om caos total. (e seu plano cobre tudo né) imagina quem não tem, uma tristeza.
    o pior já pasou.
    e a Jade deve ter sentido saudades, tadinha não entende nada. (penso na minha filhota)
    mas que ótimo q deu tudo certinho
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Oi, K, tudo bem? Acabei de ler o relato da cirurgia, que punk hein, menina? Vc foi muito corajosa, e agora a coisa é investir total na recuperação! Eu demorei muuuuito mais tempo para conseguir escrever algo no blog, e vc já está até escrevendo sobre os dentinhos da sua filhota!
    Falando neles, parabéns!! A Juliana está com oito dentinhos, amamhã vou levá-la ao dentista! É mais uma orientação, principalmente com essa mamadeira de antes de dormir!
    Voltando à cirurgia, se vc permitir, gostaria de colocar um link para este post, num post mesmo, para outros leitores que procuram experiências sobre o método poderem ler. O que acha?
    Se cuida bastante!
    abraços
    Patrícia

    ResponderExcluir
  3. ps - Patrícia do Caipira Polita! abços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Kk,
    Que bom que apesar dos pesares foi tudo ok com a cirurgia e vc está tendo uma boa recuperação.
    Mas que punk esse hospital hein?
    Operei no Copador e graças a Deus não tive problema nenhum, exceto a demora em arrumarei o quarto.
    Boa recuperação!
    Bjs,
    Mi

    ResponderExcluir