Escolhendo o berço II - Padrões INMETRO

Bom, acho que algumas mamães não tiveram paciência de ler o relatório do INMETRO que postei no primeiro post "escolhendo o berço", então vou resumir aqui o que devemos olhar na hora de escolher o bercinho, tá?

1) Medidas:
- O espaço entre as grades devem ser entre 4,5 e 6,5 cm para evitar que mãos, braços, pernas e cabeças fiquem presas.
- O espaço entre estrado e as laterais do berço não deve ser maior que 2,5 cm, para evitar que dedinhos e mãozinhas fiquem presas.
- O espaço entre as ripas do estrado não pode ser maior que 6,0 cm, pois o bebê pode prender a perna ou o braço.
- A altura das laterais e paredes do berço deve ser de, no mínimo, 60 cm a partir do estrado (na posição mais baixa). Caso contrário, existe o risco do bebê pular por cima da grade lateral ou das paredes.
- No caso dos berços com o estrado ajustável, quando este estiver na posição mais alta, a altura mínima de qualquer lateral do berço deverá ser de 30 cm, que é a altura indicada para os bebês menores, que não têm altura nem conseguem se jogar através das grades.
- Quando o berço tem a lateral ajustável, a altura máxima dessa lateral será de 30 cm na sua posição mais alta e 22,8 cm na posição mais baixa, que é a situação quando a mãe está junto ao bebê, colocando-o ou tirando-o do berço.
- Quando alguma parede do berço é feita de tela, o espaçamento mínimo dos furos deverá ser de 7 mm e não deve permitir que um equipamento que simula o dedo do bebê passe por esses furos.

2) Material:
- Madeira: não pode ser utilizada madeira frágil ou quebradiça ou ainda que apresente falha de compressão ou medula e deve também ser isenta de apodrecimento e ataque de isentos.
- Metal: Todo metal, incluindo partes como molas, porcas, parafusos e arruelas, deve ser feito de material resistente à corrosão, como alumínio ou aço inox, ou ser adequadamente protegido contra corrosão.
- Plástico, revestimentos de tintas, vernizes ou acabamentos similares: não devem conter materiais pesados acima dos limites especificados pela norma, pçois são cumulativos no organismo da criança e podem acarretar doenças.
- Têxteis: Têxteis tingidos, usados em qualquer parte do berço, não devem apresentar manchas, ou seja, devem ser tratados para fixar a cor.

3) Estrutura do berço
- Não deve haver decalques ou adesivos nas superfícies internas do berço acessíveis a criança;
- Somente dois pés do berço devem ter rodinhas ou rodízios. Os outros dois deverão ser fixos. Se o berço tiver rodinhas nos quatro pés ou apoios, duas devem conter travas;
- Nos berços desmontáveis os parafusos não podem ser fixados diretamente na madeira, pois poderia desgastar a madeira fazendo com que surjam folgas e o berço possa ficar instável.
- No caso de berços com altura de estrado ajustável, não deve ser possível mudar a altura sem o uso de uma ferramenta ou substituição de encaixe sob o estrado. A idéia é minimizar o risco do estrado mudar de posição sozinho.
- Quando houver grade lateral ajustável, ou seja, que pode subir ou descer por uma guia, essa guia não deve permitir que a criança prenda o dedinho.
- Os cantos, partes protuberantes, cantoneiras, dobradiças e suportes devem ser chanfrados, ou seja, não devem ter pontas nem arestas, pois dessa forma poderiam machucar o bebê ou a mãe. E os entalhes (buracos) ou relevos nas partes internas dos berços, com mais de 5 mm, onde o bebê poderia colocar o pé e escalar para sair do berço, devem ficar, no mínimo, a uma altura de 60 cm a partir do estrado.
- A chupeta não poderá ficar presa em nenhuma parte do berço. A outra situação simula a roupa ou qualquer outro apetrecho que fique em volta do pescoço do bebê, que não deve ficar preso também em nenhuma parte do berço.
- As partes destacáveis são aquelas que a criança pode pegar com as mãos ou dentes. No caso de existirem essas partes no berço, elas não devem se soltar quando puxadas com uma força definida pela norma. Se por acaso se soltarem, não devem ser pequenas o suficiente para serem engolidas pelos bebês.

Fiquem atentas!!!

Um comentário

  1. Ai, é tanta coisa! Eu vou ganhar o berco já usado, é padrão americano, mas acho que tem tudo isso sim! Vou verificar do mesmo jeito!!

    ResponderExcluir